O consumo de energia solar tem se intensificado no Brasil e no mundo. Conforme dados apurados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), apenas no primeiro semestre de 2022, houve um aumento de 30% na capacidade instalada em relação ao semestre passado. Com esse índice, estima-se que até o final do ano, a expansão de geração solar atingirá índices recordes no país.
> 5 razões para instalar energia solar na sua empresa
A procura por energias renováveis tem se intensificado devido à preocupação com a qualidade de vida e redução no impacto ambiental. Muitas empresas têm investido em um sistema solar fotovoltaico, já que ele é silencioso, inesgotável, e pode impulsionar reduções significativas de gastos com eletricidade.
Diante desse crescimento, surgem as dúvidas: vale a pena ter energia solar em casa? O investimento em painéis solares compensa quando a conta chega no final do mês? Consumidores que fazem esses questionamentos podem ficar tranquilos, já que a resposta é sim. A economia pode ser considerável — de 50% a 95%, dependendo dos equipamentos —, e assim, compensar rapidamente os gastos iniciais.
Afinal, como a energia solar funciona?
Ao instalar um sistema fotovoltaico em casa, os painéis solares agirão para transformar a radiação do sol em eletricidade. Desta forma, é possível reduzir o uso da rede elétrica, e assim, gastar cada vez menos com a conta de luz. Além disso, o consumidor fica menos suscetível aos aumentos e oscilações das tarifas.
Para entender mais sobre o potencial econômico deste tipo de energia, conversamos com o diretor da Topsun Energia Solar, Robert Fischer. Ele explica que quanto mais potencial energético os painéis fotovoltaicos gerarem, menor será a necessidade de usar as fontes tradicionais de energia — portanto, a redução da conta no final do mês é maior.
Continuar Lendo em: G1.globo.com